Mocassim: a história do sapato queridinho do momento

Mais um hit do TikTok está invadindo as ruas, mas a estrada desse calçado é muito mais antiga do que se pode imaginar. Saiba mais sobre sua origem, descubra a sua relação com a moda e confira dicas de como usar.





Pode anotar: se você nunca se pegou paquerando um par de mocassins, é muito provável que isso aconteça ao longo do próximo ano. Esse é o calçado mais quente da temporada de inverno do hemisfério norte e já tem gente por aqui aproveitando o frio prologado para aderir à tendência antes do verão chegar.

Apesar dos designs variados que esse sapato sem cadarços apresenta, os queridinhos do momento são os pretos, de salto grosso, geralmente utilizados com meia, em uma clara referência ao visual preppy dos anos 1950. Como tem sido comum no último ano, o TikTok é o responsável pela ascensão meteórica do interesse nesse calçado. Até o momento, são mais de 40 milhões de visualizações nos vídeos com a tag #loafers, termo pelo qual esse modelo com a sola separada do couro é mais conhecido lá fora – aqui no Brasil fica tudo dentro da aba mocassim mesmo.

“A Gucci, que foi uma das primeiras grifes a incorporar esse tipo de sapato lá nos anos 1950, vem há algum tempo trazendo ele de em seus desfiles. Para mim, isso tem a ver com o fato de ser um item que tem uma proposta de gênero mais fluido”, avalia a consultora de moda e estilo Carol Garcia. Não à toa, os modelos da casa italiana são os mais desejados da rede social de vídeos. Mas a febre é tanta que versões mais acessíveis já chegaram a Shein, marca chinesa famosa por acompanhar as tendências com velocidade recorde e preços baixos.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.