Guia completo das semanas de moda internacionais de 2022

Confira o calendário dos desfiles de Nova York, Londres, Milão e Paris.





O retorno das grifes às passarelas está ameaçado pelo aumento de casos de Covid-19, causados pela variante ômicron. A Armani cancelou sua participação na semana de moda masculina e na semana de alta-costurae, que acontecem, respectivamente, entre os dias 18 e 23 de janeiro e 24 e 27 de janeiro de 2022.

“A decisão foi tomada com grande pesar, depois de cuidadosa reflexão diante da piora da situação epidemiológica”, disse a Giorgio Armani, em comunicado. “Os shows são ocasiões cruciais e insubstituíveis, mas a saúde e segurança dos funcionários e do público precisa, mais uma vez, ser priorizada”. Ainda não foram divulgados planos para versões digitais das apresentações canceladas.

Na contramão, marcas como a Hermès, Dior, Loewe, Ami e Kenzo mantém a programação de desfiles presenciais — pelo menos por enquanto. Nas passarelas, estreiam este ano as grifes Bianca Saunders, Egonlab e Rains.

Ainda em janeiro, a Paco Rabanne e Alaïa planejam apresentar suas coleções femininas, no dia 23. Também no calendário masculino está o desfile da Louis Vuitton, que apresentará a última coleção assinada por Virgil Abloh, morto em novembro do ano passado aos 41 anos, vítima de um câncer.

Os eventos ainda devem ser impactados pelas restrições de viagens. Na França, cidadãos europeus e estadunidenses precisam apresentar certificado de vacinação e um teste PCR negativo feito há pelo menos 48 horas para entrar no país. Moradores do Reino Unido só podem viajar em caso de emergência/urgência, o que não inclui desfiles de moda.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.