A história da Dr. Martens: de movimentos de contracultura à Bolsa de Valores

Com sua bota que virou sinônimo de rebeldia e mais de 60 anos de trajetória, a marca britânica de origem alemã começou de um jeito nada transgressor.





  • A história da Dr. Martens começa com o médico alemão Klaus Maertens. Nos anos 1950, ele criou uma sola com almofada de ar para compensar seu calcanhar machucado durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Em 1960, a fábrica R. Griggs Group Ltd. lança o modelo 1460 após adquirir os direitos de produção da sola tecnológica e fazer readaptações nas botas criadas por Maertens e seu amigo Herbert Funck.
  • Sucesso entre proletários inicialmente, por volta de 1967, o coturno 1460 vira uniforme do guitarrista Pete Townshend, da banda The Who, e dos skinheads, iniciando uma longa história com os movimentos de contracultura da juventude rebelde.
  • No início dos anos 2000, a empresa passa por um aperto após um curto período da sua bota icônica fora dos holofotes, mas consegue se recuperar com sucesso e, agora, em 2021, se prepara para entrar na Bolsa de Valores de Londres.
  • Acompanhe a história da marca abaixo:

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.