Mais suaves e hidratantes: a nova era dos esfoliantes labiais
O que não faltam no mercado são novidades para tratar especificamente a pele dessa região, que é bem delicada e sensível. Veja o que dizem os especialistas e como incluir esse cuidado em sua rotina de beauté.
Esfoliar, hidratar e proteger. O bê-à-bá dos lábios é bem parecido com o ritual de cuidados de skincare. O destaque da vez está no primeiro passo dessa rotina – e o mercado está cheio de novidades para deixar o tratamento mais agradável e atrativo. O ponto em comum entre os muitos lançamentos da categoria são esfoliantes com fórmulas mais gentis, que promovem uma ação nos lábios de forma suave e ainda compensam a nutrição que pode ser perdida com a “agressão física”.
“A esfoliação labial tem como objetivo eliminar o excesso de queratina e células mortas presentes na região com uma ação física, ou seja, promovida pelo atrito de grânulos sobre a mucosa labial. Isso deixa a pele mais macia e permeável para absorver melhor o hidratante e outros produtos de skincare aplicados em seguida”, explica a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP). Por ser uma pele fina e extremamente sensível, de contato frequente com a saliva, tende a perder água (e hidratação) com facilidade. Isso a torna mais propensa ao ressecamento e descamação. Daí começam a surgir aquelas pelinhas sobressalentes e a textura dos lábios fica mais evidente – o que não ajuda muito na hora de aplicar um batom, por exemplo.
O uso do esfoliante labial chegou a causar polêmica por causar um atrito possivelmente danoso na pele dos lábios, mas a verdade é que, se feito da forma correta, o passo só traz benefícios para a saúde dessa região extremamente delicada. O importante, garantem os especialistas, é usar os produtos certos. O segredo está na escolha de fórmulas feitas com grânulos suaves (como os de açúcar), enriquecidas com óleos de agentes nutritivos (como o de coco, manteiga de karité e vitamina E) e na aplicação de um bom hidratante logo em seguida.
Veja a seguir as principais dúvidas sobre o assunto e escolha seus novos aliados de lipcare!
Qual a frequência ideal para esfoliar os lábios?
Como as formulações atuais são mais suaves, a esfoliação pode ser feita em dias alternados ou conforme a necessidade. “Em peles muito sensíveis a recomendação já passa a ser no máximo uma vez por semana já que o excesso também pode ser prejudicial”, diz Valéria Campos. Além disso, lembre-se: evite o ritual em caso de queimaduras de sol ou quando a pele está machucada por algum motivo.
Como esfoliar os lábios?
A maneira correta é usar somente o produto esfoliante, evitando qualquer outra ferramenta abrasiva. A textura do produto escolhido também deve ser considerada. Para os mais pastosos e cremosos, uma camada costuma ser suficiente. Já os balms e itens em bastão podem precisar de duas ou mais. “Espalhe o produto em toda a extensão dos lábios, com as pontas dos dedos fazendo movimentos suaves , na sequência, enxágue. Depois, aplique um hidratante específico. Isso é o mais importante”, ensina a dermatologista Rafaella Caruso, de São Paulo.
Quais os melhores produtos para esfoliar os lábios?
Existem muitas opções no mercado: em formato bastão, balm, cremoso, gel… basta escolher a textura mais agradável para você. “Um ponto importante é evitar o uso de produtos corporais, que não possuem fórmulas específicas para a pele mais sensível dos lábios”, lembra Rafaella Caruso. Dê preferência para versões que já vêm com ativos hidratantes e nutritivos, capazes de formar uma barreira protetora na pele após o uso, evitando a desidratação.
Pode usar misturinhas caseiras para esfoliar os lábios?
Os produtos prontos são mais indicados por já possuírem a concentração correta e equilibrada de ativos, com o objetivo de proporcionar uma esfoliação suave e delicada, propícia para a pele dessa região. “Não há problema, no entanto, em usar misturas caseiras como um pouquinho de mel com açúcar, desde que a pessoa não tenha nenhum tipo de sensibilidade ou alergia”, diz Rafaella. O risco de usar ingredientes caseiros é acabar criando uma mistura abrasiva demais. “Outro cuidado importante é jamais usar substâncias ácidas e irritantes como o suco de limão”, completa Valéria.
Shopping
Agora que você já sabe a forma correta de esfoliar os lábios e o que procurar na hora de escolher o produto ideal, conheça as novidades do mercado de lipcare:
Lip Balm Baunilha, Sephora Collection
Foto: Divulgação
Disponível também nos aromas cereja, melancia, coco, pêssego e pitaia, é enriquecido com vitaminas, minerais e aminoácidos para hidratar e cuidar da saúde dos lábios enquanto esfolia e renova a pele da região.
Esfoliante Labial, Sallve
Foto: Divulgação
Com partículas de bambu, óleo de semente de uva e vitamina E, hidrata e remove as pelinhas soltas, uniformizando a textura dos lábios sem agredir.
Esfoliante Labial BT Lip Scrub, Bruna Tavares
Foto: Divulgação
Além de esfoliar, ajuda a formar uma barreira protetora nos lábios que evita a perda de água para o ambiente externo e o consequente ressecamento. Feito com três poderosos hidratantes – manteiga de karité, extrato de camomila e óleo de coco – ele oferece maciez e proteção.
Polpa Esfoliante para os Lábios, Quintal
Foto: Divulgação
Vegano, usa partículas naturais e extratos AHAs (ácidos solúveis em água, derivados de fontes como frutas e cereais) para cuidar da pele dos lábios. Proporciona um peeling suave, forma um filme hidratante e promove maciez imediata.
Esfoliante Labial, Océane
Foto: Divulgação
À base de açúcar e com agentes nutritivos, como o óleo de macadâmia, faz uma esfoliação suave enquanto repõe e reforça a hidratação labial.
Lip Sugar Scrub, Dior
Foto: Divulgação
Possui pequenos grânulos de açúcar que derretem ao entrar em contato com os lábios. Esfolia, nutre e hidrata enquanto deixa a boca com tom natural e aspecto saudável.
Esfoliante Labial Top Hits feat Lexa Pre-Pa-Ra, Vult
Foto: Divulgação
A fórmula esfoliante e nutritiva mistura cristais de açúcar, óleo de rícino e óleo de uva para proporcionar uma boca com textura lisinha e aspecto natural. Ideal para promover uma esfoliação suave antes da aplicação do batom.
Esfoliante Labial Rosa Mosqueta, Nivea
Foto: Divulgação
Em formato bastão e fórmula enriquecida com óleo de rosa mosqueta e vitamina E, contém partículas esfoliantes de origem natural que se dissolvem no contato com os lábios, sem que seja necessário remover o produto após o uso. Deixa a boca com tom natural e aspecto saudável.
Esfoliante Labial, Natura Una
Foto: Divulgação
Com grãos orgânicos e esferas massageadoras, gera uma esfoliação suave para deixar os lábios com textura macia e uniforme.
Esfoliante Labial Lip Srucbtious, MAC Cosmetics
Foto: Divulgação
Disponível em cinco versões – Candied Nectar, Fruit of Passion, Summer Berry, Sweet Brown Sugar e Sweet Vanilla – o esfoliante a base de açúcar é reforçado com agentes nutritivos.
Esfoliante Café Verde Natural Labial, Twoone Onetwo Vegana
Foto: Divulgação
Livre de derivados de petróleo, corantes e conservantes sintéticos, esse esfoliante natural e vegano feito com café verde e sacarose, permite uma ação física suave de renovação celular. O óleo de coco, também presente na formulação, ajuda a criar uma camada de proteção para garantir a hidratação.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.