Você sabe como escolher um bom banco?

Listamos alguns pontos para você ficar de olho na hora de decidir a quem confiar seu dinheiro.





CONTEÚDO PUBLICITÁRIO APRESENTADO POR BTG PACTUAL

Para saírem do papel, sonhos e projetos de vida precisam de planejamento, disciplina e, inevitavelmente, dinheiro. Nesse ponto, o apoio de uma instituição financeira confiável tem papel determinante para garantir que cada cifrão fique bem guardado. E mais: que se multiplique.

Como escolher um bom banco entre os mais de 170 atuantes no país? Não existe apenas uma dica, mas uma combinação delas. Entre os requisitos básicos, estão a reputação da instituição, os serviços, o atendimento, o cartão de crédito e as facilidades digitais. Confira algumas orientações básicas para acertar na escolha.

O que define um bom banco?

Comece checando a reputação. Antes de qualquer coisa, evite embarcar em fraudes conferindo se a instituição tem autorização do Banco Central do Brasil para funcionar. Em seguida, busque entender como os próprios clientes classificam o banco em sites que ranqueiam o atendimento de empresas em geral, além de conferir premiações nacionais e internacionais.

Ponto importante: os serviços precisam ser vantajosos. A conta corrente tem taxa de manutenção? As transações e saques têm cobranças? No BTG Pactual, por exemplo, a conta corrente é gratuita e o cartão de crédito garante 1% de cashback em investimentos todo mês. Você ainda pode ter descontos ou gratuidade na mensalidade do cartão de crédito de acordo com o valor investido na plataforma do próprio banco, além de contar com atendimento 24 horas, 7 dias por semana, no chat do aplicativo ou telefone.

Poder abrir uma conta corrente digital e realizar transações bancárias com agilidade, por meio de aplicativos fáceis de usar, é um diferencial e tanto. Melhor ainda se esses apps facilitarem o controle das finanças com ferramentas de classificação de gastos e relatórios mensais, caso dos apps de conta corrente e conta investimento do BTG.

De olho nos investimentos

Entre tantas questões, uma delas tem grande potencial para ser usada como critério de desempate: é essencial ter acesso a uma plataforma de investimentos ampla, com gestão ágil por meio de aplicativo, e acesso a orientação financeira feita por pessoas de verdade, além de gráficos claros para acompanhar os rendimentos.

Para a jornalista e apresentadora Erica Reis, esses atributos são o ponto alto do banco BTG Pactual. “O que mais me atraiu foi o acesso fácil e rápido aos assessores de investimento. É humanizado e funciona 24 horas por dia”, destaca. “Já me enganei ao fazer uma escolha de investimento e saí da situação, de forma bem rápida, depois de uma consultoria feita pelo celular”, conta.

Fundado em 1983, o BTG Pactual ampliou os serviços para pessoas físicas e, em 2020, inaugurou a conta digital totalmente gratuita. Essa modernização foi rapidamente reconhecida: o banco é considerado pelos consumidores um dos melhores da categoria.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.