Multiplique as plantas que você tem em casa sem gastar nada com isso

Ok, você já comprou várias plantas. Agora é hora de passar de fase e aprender a propagá-las. Descubra como fazer mudas de suculentas, samambaias, jiboias, costelas-de-adão, orquídeas, temperos...





Primeiro você sonhou com uma parede verde na sua casa ou no apartamento. Então comprou uma samambaia bem cabeluda, um vaso de jiboia, uma linda costela-de-adão, ou até mesmo fez uma singela coleção de suculentas. Já assumiu no Instagram que é, sim, uma pessoa louca das plantas, alguém que quer fazer de seu apartamento uma floresta urbana. Você está preparado, então, para a segunda fase desse game: a propagação.

Não se assuste, até sua avó sabe bem do que isso se trata. Estamos falando de fazer mudas, plantar, enfim, multiplicar sua floresta particular sem precisar gastar quase nada com isso. Provavelmente você já tem tudo de que precisa em casa. E além de ser de graça (ou quase), essa atividade pode resultar em presentes para os amigos e ser fonte de bem-estar. Afinal de contas, colocar as mãos na terra nos conecta automaticamente com a natureza.

“O ser humano precisa das plantas, mas vivemos agora um momento histórico curioso, em que boa parte das pessoas adultas nasceram e cresceram longe da natureza”, explica Anderson Santos, biólogo e botânico, diretor da Escola de Botânica, em São Paulo. Isso porque no início dos anos 1980 as cidades passaram por um processo de verticalização, e muita gente que vivia em casas com jardim e quintal de terra batida passou a morar em apartamentos. E mesmo quem seguiu vivendo em casas, viu o jardinzinho se transformar em garagem. Adeus, terra, grama, sol e chuva. Olá, chão de cimento e telhado.

Nunca se pesquisou tanto sobre plantas no Google

A pandemia de Covid-19, que começou em 11 de março e parece longe de acabar, fez com que a ausência da natureza ficasse mais aguda. Trancados em casa, sem poder viajar ou sequer ir a um parque, as pessoas sentiram mais do que nunca a necessidade de levar o verde para dentro de casa. A proposta do design biofílico vai ao encontro dessa necessidade, e os dados do Google confirmam: a busca por “comprar plantas” disparou desde que o coronavírus chegou por aqui.

Planta é ser vivo, por isso não basta comprar: tem que cuidar, também. Observar, regar, nutrir. Uma vez dominados esses passos, prepare-se para colocar as mãos na terra, de verdade, e multiplicar as plantinhas.

Várias das plantas mais amadas pelos novos jardineiros urbanos são muito fáceis de reproduzir, e na maior parte dos casos, basta saber onde podar, um recipiente com água limpa e alguma paciência. Dá para usar copos e potes que você já tenha, ou aproveitar a fase da propagação para decorar a casa. O plant stylist norte-americano Hilton Carter lançou uma coleção de objetos que atendem aos dois fins: preparam as mudas e enfeitam ao mesmo tempo.

Você pode ir atrás de recipientes decorativos, claro, mas não precisa. A seguir ensinamos, com a ajuda de especialistas, a reproduzir algumas das plantas mais populares do momento, que provavelmente você já tem em casa, com técnicas simples e eficazes.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.