Oscar 2022, uma noite de surpresas

Cerimônia foi marcada pela agressão de Will Smith em Chris Rock; No ritmo do coração levou a estatueta de melhor filme, desbancando Ataque dos cães.





Will Smith foi o grande protagonista da 94ª cerimônia do Oscar, na noite deste domingo (27.03). Após três indicações, levou a estatueta de melhor ator por sua atuação em King Richard: criando campeãs. Mas minutos antes de receber o prêmio, deixou a plateia em direção ao palco, onde atingiu o apresentador Chris Rock com um tapa, quando ele apresentava a categoria de melhor documentário, após uma piada do comediante sobre o cabelo raspado da esposa do ator, Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia. Chorando e bastante emocionado em seu discurso, Smith disse que “o amor faz você fazer coisas malucas”, se desculpou com os presentes e com Academia.

A comédia dramática No ritmo do coração desbancou o favorito a melhor filme, o faroeste Ataque aos cães. Troy Kotsur se tornou o primeiro surdo a vencer o Oscar de ator coadjuvante por sua atuação na comédia (leia nossa entrevista com Sian Heder, que assina o longa), enquanto o faroeste deu a estatueta de direção a Jane Campion (apenas a terceira mulher a levar o prêmio). Jessica Chastain venceu o Oscar de melhor atriz por sua atuação em The eyes of Tammy Faye, e Ariana DeBose, o de atriz coadjuvante por Amor, sublime amor. Jenny Beavan levou seu terceiro Oscar de figurino por Cruella (leia nossa entrevista com ela). Duna foi o filme que conquistou mais estatuetas (seis), a maioria em categorias técnicas.

Foto: Getty Images

Depois de uma edição com pouquíssimos convidados por causa da pandemia, o Oscar voltou ao seu formato tradicional neste ano com apresentação de um trio de atrizes, Amy Schumer, Regina Hall, Wanda Sykes. A noite teve entre seus apresentadores Francis Ford Coppola, Robert de Niro e Al Pacino, marcando a efeméride de 50 anos de O poderoso chefão, Uma Thurman, John Travolta e Samuel L Jackson, numa reunião de elenco de Pulp Fiction, as tenistas Serena e Venus Williams, Bill Murray, Lady Gaga e Liza Minnelli. Confira os vencedores nas principais categorias:

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.