Pela primeira vez, duas mulheres concorrem ao Oscar de melhor direção
Em quase um século de cerimônia, apenas sete diretoras foram indicadas na categoria e uma levou a estatueta. Chloé Zhao e Emerald Fennell podem mudar a história.

O Oscar 2021 terá duas mulheres concorrendo à estatueta de melhor direção. Isso é um marco. Esta é a primeira vez, em 93 anos de história da maior premiação de cinema, que duas diretoras são indicadas juntas à categoria. Antes disso, apenas cinco haviam sido nomeadas e somente uma saiu vencedora, Kathryn Bigelow, por Guerra ao terror, em 2010.
Para efeito de comparação, desde a sua primeira cerimônia, em 1929, o Oscar teve 502 homens disputando o prêmio. Com a recente indicação de Chloé Zhao, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela vingança, o total de mulheres concorrentes na mesma categoria subiu para sete. Além disso, Chloé é a primeira mulher não-branca a ter a chance de levar o Oscar de melhor direção para casa.
Não é de hoje que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação, é criticada pela falta de diversidade entre as nomeações, tanto de gênero quanto de raça. A fim de reverter essa situação, desde 2016 a Academia vem tentando tornar o seu quadro de membros mais plural, ampliando convites a mais mulheres, pessoas negras, de minorias étnicas, além de estrangeiros. A ideia é que essa mudança se reflita diretamente nos indicados.
A seguir, saiba quais foram as sete cineastas indicadas ao Oscar de melhor direção – esperamos atualizar essa lista em breve para anunciar mais uma diretora vencedora na categoria.