Seis destaques da Mostra Internacional de Cinema de SP

O principal evento de cinema do Brasil traz, como sempre, muitos vencedores e participantes dos festivais internacionais. Na lista, A crônica francesa, de Wes Anderson; Annette, de Leos Carax, e Summer of soul, documentário de Questlove.





Meio presencial, meio virtual. É nesse formato que começa a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em um momento em que a pandemia parece um pouco mais controlada. Ainda assim, quem decidir ir aos cinemas precisa apresentar comprovante de vacinação e usar máscara durante toda a exibição. A maior parte das salas vai ter apenas 50% de ocupação, apesar de as diretrizes do governo do Estado permitirem 100%.

Muitos dos filmes mais badalados não estarão disponíveis on-line. Mas entre os 156 títulos que podem ser vistos nas plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play (nessas duas últimas, de graça), há alguns que vale conferir, como Ahed’s knee, do israelense Nadav Lapid, vencedor do prêmio do júri em Cannes, e Pegando a estrada, de Panah Panahi, filho do celebrado cineasta iraniano Jafar Panahi. Há muitos longas dirigidos por mulheres, como a mexicana Tatiana Huezo (A noite do fogo, ganhador de menção especial na mostra Um Certo Olhar, em Cannes), a croata Antoneta Alamat Kusijanovic (Murina, vencedor da Caméra d’Or para melhor filme de estreante em Cannes) e a francesa Mia Hansen-Løve (Bergman island, que disputou a Palma de Ouro). Charlotte Gainsbourg fez um documentário sobre sua mãe, Jane Birkin, e a relação entre as duas em Jane por Charlotte.

Mas quem quiser ver Titane, de Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro, Um herói, de Asghar Farhadi, ganhador do Grande Prêmio do Júri em Cannes, A mulher que fugiu e Encontros, do sul-coreano Hong Sang-soo, além de Deserto particular, de Aly Muritiba, o candidato do Brasil a disputar uma vaga entre os concorrentes a Oscar de produção internacional, vai ter de ir aos cinemas e disputar no dedo os ingressos – que só podem ser adquiridos pelo aplicativo da Mostra.

Abaixo, cinco longas-metragens imperdíveis da programação da Mostra, que segue até o dia 03.11 (confira aqui os horários e locais de exibição dos filmes):

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.