A moda além da moda em cinco documentários do festival Feed Dog
Salvatore Ferragamo, Mary Quant, a história do jeans e o concurso de beleza Miss Black America são alguns dos destaques desta edição, que tem sessões presenciais e gratuitas.
A moda é a estrela, mas não é a única que brilha no Feed Dog, festival de documentários dedicado ao tema, mas que ultrapassa em muito as barreiras do desfile, do ateliê do estilista e do editorial da revista. O filme que abre a mostra nesta quinta-feira (13.09), Salvatore: Shoemaker of dreams, é apenas um dos exemplos do cruzamento entre cultura e temas caros à sociedade hoje.
Diretor do cult Me chame pelo seu nome (2018), o cineasta Luca Guadagnino assina a direção do documentário sobre o sapateiro italiano Salvatore Ferragamo. Inédito no Brasil, Shoemaker of dreams ganha exibição no Espaço Itaú de Cinema – Anexo (SP), onde o festival acontece até 19.10, com sessões presenciais e gratuitas. “Todos os filmes têm um tratamento social contemporâneo, mesmo quando não têm pautas como a imagem estereotipada da mulher negra (Subjects of desire) ou as condições de trabalho da indústria têxtil (A fashion uprising)”, conta Flavia Guerra, curadora do festival. “Riveted: The history of jeans, por exemplo, é um filme que trata da história do jeans. Ele destaca numa passagem o papel da mão de obra negra escravizada da época para o alavancamento da produção do tecido.”
Além do Espaço Itaú de Cinema, onde estão concentrados 13 dos 15 filmes que integram a mostra, há ainda a participação de instituições de ensino como o IED (Istituto Europeo di Design) São Paulo, Senac, FAAP e Faculdade Belas Artes, com eventos como a masterclass de Isaac Silva, que conta sua trajetória na moda e no ativismo (18/10, Senac Lapa Faustolo) e a mesa Moda e Figurino, com o estilista e figurinista João Pimenta (13/10, no mesmo espaço). Nesta edição, acontecerá ainda a 1ª Mostra Estudantil: Fashion Film (Filme de Moda), com uma seleção de filmes realizados por estudantes de moda, cinema e comunicação social sobre temas e questões relacionadas ao mundo fashion.
A seguir, a curadora seleciona cinco destaques do festival que tiram a moda do guarda-roupa e a colocam no seu devido lugar: como protagonista ou coadjuvante de fenômenos sociais.
Quant – Trailer | IMDb
www.imdb.com
Quant (2021), de Sadie Frost
Foi nos anos 60 que surgiu, pela primeira vez na história, a diferenciação entre moda jovem e adulta (antes, todo mundo se vestia como as mães e os pais). Na mesma época, a britânica Mary Quant criava a minissaia, ícone máximo desse novo estilo e de uma revolução de costumes, simbolizada pela segunda onda feminista. O filme conta a história dessa estilista vanguardista dentro do contexto social e histórico dos anos 60.
Let Me Be Me | Official Trailer
www.youtube.com
Let me be me (2021), Dan Crane e Katie Taber
O documentário narra, em primeira pessoa, a trajetória de Kyle Westphal, estilista bem-sucedido nos Estados Unidos, que transformou em talento aplicado à moda características como memória fotográfica e detalhismo extremos, típicos do autismo – diagnóstico que recebeu quando criança. “É uma maneira de pensar a inclusão dentro das profissões do mundo da moda”, diz a curadora.
SALVATORE: Shoemaker of Dreams | Official Trailer (2022)
www.youtube.com
Salvatore: Shoemaker of dreams (2021), de Luca Guadagnino
Um dos grandes nomes do cinema atual, o italiano Luca Guadagnino traz o olhar cinematográfico que lhe rendeu prêmios e prestígio com Me chame pelo seu nome para a história do sapateiro italiano Salvatore Ferragamo, cuja trajetória de sucesso começa na Hollywood no início do século 20, depois de uma infância pobre na Itália.
Subjects of Desire (2021) Official Trailer
www.youtube.com
Subjects of desire (2021), de Jennifer Holness
“Parece que não tem nada a ver (diretamente) com a moda, mas o documentário traz um recorte de fenômeno social, mostra a questão da imagem da mulher negra, os estereótipos usados historicamente para classificá-la, tudo isso dentro de um contexto que é o concurso de beleza Miss Black America”, conta a curadora sobre o filme que tem a competição como pano de fundo.
Riveted: The History of Jeans | American Experience | PBS
www.youtube.com
Riveted: The history of jeans (2022), de Michael Biks e Anna Lee Strachan
A história do jeans contada a partir dos Estados Unidos, responsável pela invenção e popularização não exatamente do tecido, mas das calças jeans em azul-índigo. “O filme destaca numa passagem o papel da mão de obra negra escravizada para o alavancamento da produção do tecido, tanto na lavoura de algodão como no tingimento do índigo. Se não fosse por essa mão de obra, o jeans não tinha se tornado o que é hoje.”
Feed Dog: veja a programação completa e todas as informações no site do festival.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.