10 sugestões de livros para os fãs de Elena Ferrante
Especialistas na escritora italiana sugerem 10 livros para aliviar o vazio de quem já terminou até o recém-lançado A Vida Mentirosa dos Adultos.

Os livros escritos pela misteriosa escritora italiana Elena Ferrante despertam paixões tão intensas que ganharam até apelido: “Ferrante fever”, ou “febre Ferrante”, em português. O mais recente lançamento, A vida mentirosa dos adultos (Intrínseca), que chegou às livrarias no último 1º de setembro, rapidamente atingiu o topo das listas de mais vendidos.
“Quando terminei de ler A amiga genial (Biblioteca Azul) estava tão envolvida com Lila e Lenu que fui devorando os outros três livros”, diz a gerente de marketing Juliana Silveira, se referindo à chamada tetralogia napolitana, quatro livros que são o maior sucesso de Elena Ferrante até o momento. “Depois da tetralogia fui atrás dos outros livros dela, e já li todos. Estou terminando A vida mentirosa dos adultos e sei que vou sentir um vazio”, diverte-se.
O “vício” em Elena Ferrante pode, atualmente, ser alimentado com dez livros já traduzidos para o português e publicados no Brasil. São eles: Um amor incômodo (Intrínseca), Dias de abandono (Biblioteca Azul), A filha perdida (Intrínseca), Uma noite na praia (Intrínseca), A amiga genial, História do novo sobrenome (Biblioteca Azul), História de quem foge e de quem fica (Biblioteca Azul), História da menina perdida (Biblioteca Azul), Frantumaglia – Os caminhos de uma escritora (Intrínseca) e, finalmente, A vida mentirosa dos adultos.
E depois de “zerar” Elena Ferrante, como já fez Juliana, o que ler? Pensando nisso, conversamos com três especialistas na obra da autora italiana, e pedimos para que elas sugerissem livros que vão agradar aos acometidos pela febre Ferrante.