Em “Renaissance”, Beyoncé dança para esquecer os problemas

Cantora buscou inspiração na disco music em novo álbum, em que contou com convidados como Grace Jones e Nile Rodgers.





Em seu cavalo brilhante, Beyoncé enfim chegou com Renaissance na madrugada da última sexta-feira (29/07). Uma longa espera para seus fãs, que desde Lemonade (2016) aguardavam material inédito solo da cantora. E eles reagiram à altura: ao longo de todo o dia, os termos “Beyoncé” e “Renaissance” ficaram nos trends mundiais do Twitter. E sete das 16 faixas ocuparam o topo da parada da Apple Music. “Break My Soul”, primeiro single do disco, lançado em 20/06, já havia atingido o 7º lugar no Hot 100 da Billboard.

Batizado por Bey de “act i”, Renaissance é o primeiro álbum de uma trilogia cuja sequência ainda não tem data de lançamento. Todo o projeto foi composto durante a pandemia, contou ela em seu Instagram quando postou a capa do disco (em que aparece sentada no cavalo brilhante). “Criar este álbum me permitiu um lugar para sonhar e encontrar uma válvula de escape durante um tempo assustador para o mundo.”


RENAISSANCE…

www.youtube.com

E é fácil perceber isso no álbum: em meio ao rastro de tristeza deixado pela Covid-19, Beyoncé foi buscar na música negra um motivo para celebrar – o título remete ao Harlem Renaissance, movimento de valorização da cultura afro-americana na década de 1920. Ela renasce musicalmente neste primeiro ato com um álbum dançante e sensual, influenciado pela disco music e pelo house, como “Break My Soul” já anunciava. Para dançar na pista, não no TikTok.

Se em Lemonade sua estratégia de lançamento estava ancorada em um álbum visual, desta vez, Bey, sempre econômica sobre os próprios álbuns em suas redes sociais, apresentou apenas lyric videos para as faixas no YouTube, além de um misterioso teaser, em que aparece de jaqueta de couro com franjas e chapéu de caubói.

Confira abaixo cinco fatos sobre o disco:

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.