Direto das passarelas: 10 tendências para atualizar o look para o verão 2023

Entre rupturas e continuidades de trends de estações anteriores, confira o melhor da make e do hairstyle das semanas de moda internacional.





Quando o assunto é beleza, a mais recente temporada de desfiles internacionais não deixou a desejar. O verão 2023 promete looks impactantes! Estamos falando de cores intensas, brilhos e pedrarias que decoram olhos, boca, rosto e até sobrancelhas! Os cabelos também não ficam atrás: novas texturas e acessórios luxuosos dão o tom ao visual da vez. Aqui, confira a nossa lista com as principais tendências de beauté para a próxima estação de acordo com as passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris.

Vem de brilho!

O glitter e os acabamentos metalizados apareceram bastante nas belezas dos desfiles desta temporada. Na Chloé, a tendência chega na forma de um olho de gatinho prateado bem impactante. Já na Vaquera, são os lábios que ganham um efeito brilhante similar. Vale lembrar também da apresentação de Dries Van Noten, em que algumas modelos pisaram na passarela da marca com um contorno metalizado sutil ao redor dos olhos. Algo bastante parecido reluziu no desfile de Mark Fast em Londres, também. Nesse caso, permanece a purpurina, mas entram em cena cores vibrantes que dão um aspecto ainda mais ousado ao look. Por fim e nessa mesma pegada, destaque para a Batsheva, em Nova York, que investiu em diferentes tons de azul.

Mark FastFoto: Getty Images

Na nuca

O cabelo preso baixo – seja em um rabo-de-cavalo, um coque e até em maria-chiquinha – foi um dos principais highlights da beleza nessa temporada. Na Chanel, os fios com textura molhada ainda ganharam o arremate de uma presilha de brilhantes. Um visual parecido foi deu as caras no desfile de Giambattista Valli, com a diferença de que a parte da frente dos cabelos das modelos ganhou ondas bem modeladas. Na Giorgio Armani, o rabo foi preso várias vezes em todo o comprimento, formando gominhos. O coque baixinho, por sua vez, foi a escolha da Roberto Cavalli, culminando em um visual bem clássico. Entre todos estes, brilhou ainda mais o look despojado e divertido da Dior, em que as modelos desfilaram com os fios repartidos ao meio e presos em maria-chiquinha.

DiorFoto: Getty Images

Pedrarias, mais uma vez

A tendência já vem ganhando as redes sociais, as produções audiovisuais (alô, Euphoria!) e os tapetes vermelhos há algum tempo e – no que depender dos desfiles de verão 2023 –, ela continua com força total. Nos desfiles de Vivetta, em Milão, e nas londrinas Halpern e Paul & Joe, as pedrarias dão um toque de glamour nos delineados. Ainda nas passarelas inglesas, Edward Crutchley colou verdadeiras jóias nas têmporas das modelos. Uma versão mais discreta, contudo, foi avistada na Poster Girl. Por lá, pequenas pérolas marcavam os cantos internos dos olhos – para usar já!

Edward CrutchleyFoto: Getty Images

Boca escura

O verão 2023 é todo diferentão. No lugar das cores vibrantes e quentes (como pink e laranja) que costumam dar as caras na estação, desta vez os lábios apostam em uma paleta mais fechada. O batom ameixa que apareceu na Chanel talvez seja um dos melhores exemplos da trend. A mesma combinação de pele leve e boca dark foi a escolha da Rochas, que manteve o batom vinho como foco principal da maquiagem. O bordô, inclusive, surge em diferentes passarelas e em uma miríade de nuances: Stella Jean, Roberto Cavalli e Molly Goddard são algumas das marcas entusiastas. Mas não pense que a temporada foi apenas dos avermelhados: Etro foi de azul escuro mate, David Koma e Versace trouxeram o roxo intenso para Londres e Milão, respectivamente, enquanto Alessandra Rich preferiu o preto cremoso para a semana parisiense.

ChanelFoto: Getty Images

Dê um mergulho

Outra figurinha carimbada nas últimas semanas de moda é o cabelo com acabamento molhado, geralmente feito com aplicação de gel nos fios. A finalização apareceu de novo em grande parte dos desfiles dessa temporada – foram tantas as marcas que apostaram na tendência que, aqui, vamos citar apenas algumas. Em Balmain, Roberto Cavalli e Molly Goddard, os fios aparecem soltos e bem puxados para trás. Na beleza de Chanel, Michael Kors, Miu Miu e Poster Girl, eles são presos em tranças, coques ou rabos-de-cavalo. Em Coperni, o visual ainda ganha uma microfranja colada na testa, e em Dries Van Noten, um topete. O efeito molhado é ainda mais evidente no desfile de Vivienne Westwood, em que os cabelos das modelos se transformam em esculturas com doses cavalares de gel.

Vivienne WestwoodFoto: Getty Images

De ladinho

O cabelo repartido ao meio é o queridinho do momento, não dá para negar. Nas passarelas dessa temporada, porém, a esquecida franja lateral, hit dos anos 2000, volta a deixar sua marca. A franjinha molhada de Coperni é feita em apenas um dos lados do rosto das modelos. Um acabamento parecido foi utilizado em Milão por Antonio Marras, mas com a parte da frente dos fios puxadas de lado de um jeito bem despojado. A “franja falsa” também foi a aposta de Vivetta para as passarelas italianas, criada uma mecha frontal do cabelo e presa com uma presilha. Mas quem entrou de cabeça na onda Y2K foi a No.21, que fez um franjão lateral bem parecido com aqueles que fizeram sucesso na estética emo.

Antonio MarrasFoto: Getty Images

Mais cor, sim!

Nós já demos a letra sobre a volta do lápis colorido aqui na ELLE e as semanas de moda internacionais confirmaram a tendência. Em Nova York, Bibhu Mohapatra trouxe traços em tons vibrantes acima das pálpebras, perto das sobrancelhas. O delineado gatinho colorido foi escolhido por Paul & Joe, em Londres, e Stella Jean, em Milão. Já 16Arlington trouxe cor apenas para a linha d’água das modelos que cruzaram as passarelas britânicas. Outras marcas usaram as cores de forma mais intensa, trazendo blocos vibrantes para os olhos: é o caso de DSquared2 e GCDS, em Milão, e Alice + Olivia e Prabal Gurung, em Nova York.

Bibhu MohapatraFoto: Getty Images

Vai na onda

Penteados inspirados na era de ouro de Hollywood tem retornado aos tapetes vermelhos. Os queridinhos das estrelas são, geralmente, aqueles com ondas grandes e bem marcadas. Aqui, elas aparecem em diversos acabamentos e formas. Em Londres, Eudon Choi trabalha com riscas laterais, fazendo com que as ondas caiam para apenas um dos lados do rosto. Nos desfiles de Vivienne Westwood e Richard Quinn, algumas das modelos tiveram seus fios repartidos ao meio com as mechas frontais formando ondas coladas na testa. Um estilo bem similar foi feito em Giambatista Valli, mas com um acabamento mais clássico e polido. Harris Reed talvez tenha apresentado o look mais ousado, com mechas mais finas de cabelo formando diferentes ondas no rosto das modelos.

Giambatista ValliFoto: Getty Images

Ousadia nas sobrancelhas

Já faz um tempinho que as sobrancelhas viraram o foco da maquiagem, ganhando diferentes formatos e espessuras. Agora, as semanas de moda dão um passo além, transformando-as completamente. A top model Bella Hadid cruzou a passarela da Givenchy com os pelinhos totalmente descoloridos. O mesmo foi feito com as modelos que desfilaram por Roberto Cavalli e No.21. As sobrancelhas também foram apagadas nos desfiles de Thom Browne e Vivienne Westwood, mas para que pudessem ser redesenhadas: no primeiro, com traços em direção às têmporas, e no segundo, em linhas finíssimas, como nos anos 1920. Para fechar, explosão de glitter na sobrancelha das modelos de Peter Do, em Nova York.

Peter DoFoto: Getty Images

Presilhas e acessórios de cabelo

Mais uma tendência cortesia do movimento Y2K na moda e na beleza, as presilhas, em formatos e cores descoladas, voltaram a fazer sucesso entre as fashionistas. Nessa temporada de moda, porém, saem na frente as versões com brilhantes e pedrarias. No desfile da Vivetta, presilhas pequeninas dão a ilusão de que a mecha frontal é, na verdade, uma franja lateral. Em Paris, Alessandra Rich aposta em algo na mesma linha, segurando os fios de lado. A leitura que mais chamou atenção, contudo, foi a da Chanel com seus enormes fivelões super brilhantes.

Alessandra RichFoto: Getty Images

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.