Faça do abacate um guacamole!
Aprenda truques e receitas do molho mexicano mais amado no mundo.
Sobre tostadas, não raro inundadas por gemas de ovos perfeitos, ele se tornou figurinha repetida do Instagram. Abarrotado de gorduras monoinsaturadas, fibras, potássio, magnésio e vitaminas C, E, K e B-6, caiu no gosto de nutricionistas. Nessa onda de benquerença, não custa emendar: sem abacate não haveria guacamole.
Presente no México há 10 mil anos, os astecas usavam a fruta como afrodisíaco. Acredita-se até que o nome “āhuacatl” venha de uma gíria para testículos. Aula de história mode on, “āhuacamulli” significa “molho de abacate”, o que mexicanos ancestrais faziam em um molcajete (pilão típico), regando com limão – pois desde tempos imemoriais ela escurece em segundos!
Mas, e os mexicanos atuais, como tratam essa iguaria? “Guacamole é ótimo sozinho, com tortillas de milho, totopos (nachos) ou tostadas (torradas). Também é ótimo como acompanhamento de tacos de ‘carnitas’, com frango, carne, ovos e omeletes ou para dar sabor às saladas”, ensina o chef mexicano Hugo Delgado, radicado no Brasil há mais de 20 anos. Tanto na sua Taquería La Sabrosa quanto em aulas ultradidáticas na Escola Wilma Kovesi de Cozinha, Hugo faz e ensina versões da preparação. “Guacamole é como farofa, não tem como responder qual a farofa brasileira, porque tem muitas farinhas diferentes, pode ter passas, cebola, ovos. Além disso, tem variedades não só pelas regiões, mas pelo jeitinho de cada família fazer. Guacamole é igual”, compara o perito.
“Todo mexicano sabe fazer. E, se não sabe, está acostumado a comer”, diz Eduardo Ortiz, chef do Metzi. “O que diferencia um bom guacamole é quando ele é feito com o abacate fresco e de grande porcentagem de gordura, que deixa ele bem cremoso”, ensina. Para as variações com azeite de ervas e flores ou feta e ovas de truta servidas no restaurante, ele e a esposa, a paulistana Luana Sabino, não hesitam: “Não dá para usar o abacate de fazer vitamina, que solta muita água e desanda a receita. Tem que ser o pequeno, o hass, que a gente chama de avocado”, justifica ela.
Com a matéria-prima certa, o guacamole pode ser uma receita simples de tudo, com apenas três ingredientes, como prega o chef David Castro, do Fauna, em Baja California, que esteve recentemente no Metzi: “Para mim, guacamole é abacate um pouquinho firme, limão e sal”, diz ele. Aperitivo convivial com nachos e tortillas, aceita igualmente escoltar carnes, frutos do mar, vegetais, ovos, grissini e chips.
Na tradição familiar de Hugo Delgado, o clássico guacamole dispensa até o limão: é hass (avocado), coentro, pimenta e sal. “Depois, você pode colocar cebola, alho, tomate ou outras frutas, como maçã, pera, pêssego. As combinações são infinitas, mas meu pai nunca coloca limão, porque quando o abacate é de boa qualidade é para ser misturado e comido na hora”, ensina Delgado.
Saudável e facinho de preparar, o molho demanda poucos cuidados. Basta usar esse abacatinho maduro, ligeiramente amassado ou cortado em cubos – a ideia não é uma musseline! A partir daí, está liberado tropicalizá-lo com limão, pedacinhos de manga, tirinhas de pimenta vermelha (lembre-se de tirar talos e sementes) e ervas, como hortelã e salsinha.
Para sentir um sotaque asiático, dá para juntar wasabi, gergelim e molho de soja. Vale ainda improvisar um hummus, incorporando grão-de-bico rapidamente processado com alho, tahine e especiarias, e devorá-lo com pão pita fresco ou tostado.
Ah, para viajar pelo mediterrâneo, adicionar iogurte grego, sementinhas de romã e nozes à receita básica, é uma bela saída! A seguir, confira duas variações de guacamole ensinadas por quem entende do assunto.
Receita de guacamole no estilo Oaxaca
Foto: Estudio Cumaru
De Eduardo Ortiz, do restaurante Metzi
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes
2 avocados
¼ de cebola cortada em cubos
1 colher (sopa) de suco de jalapeño (bata 2 ou 3 pimentas jalapeño em um liquidificador ou processador de alimentos e passe por uma peneira)
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal a gosto
1 a 2 colheres de ricota seca ou feta
Coentro a gosto para finalizar
Modo de preparo
1. Com um garfo, amasse o avocado delicadamente, incorporando o resto dos ingredientes. A ideia é ficar bem pedaçudo.
2. Sirva com tortillas ou tostadas.
Receita de guacamole sem limão
Foto: Tadeu Brunelli
De Hugo Delgado, da Taquería La Sabrosa
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes
2 chiles serranos (pode ser jalapeño ou outra pimenta verde)
½ cebola picada
1 tomate picado
¼ de xícara de coentro picado
2 avocados maduros
Um fio de azeite
Sal a gosto
Modo de preparo
1. Pique previamente os chiles (pimentas), a cebola, o tomate e o coentro. O menor elemento em termos de tamanho do corte deve ser a pimenta, por ser o mais forte. A cebola e o tomate podem ser maiores e o coentro, picado ou rasgado à mão a gosto.
2. Coloque os ingredientes em bowls separados e coloque em frente de seus convidados, juntamente com os avocados, o azeite e o sal.
3. Corte os avocados, tire a polpa e corte em cubos maiores que os de tomate.
4. Coloque numa tigela e tempere-o com os outros elementos livremente. Atenção: é importante misturar com cuidado para que não vire uma papa! Na hora de comer é preciso sentir cada um dos ingredientes.
5. Finalize com sal e um fio de azeite.
Dicas: Como o consumo deve ser imediato, nem precisa utilizar limão! Quem não se sentir à vontade para temperar a gosto, uma boa proporção é: 1 hass, 2 colheres (sopa) de tomate, 1 colher (sopa) de cebola e 1 colher menor de pimenta.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.