Ônibus-chalé não tem aperto
Veículo reformado por escritório de arquitetura vira uma opção de estadia fora do comum e cheia de charme.
Embarcar numa aventura estrada afora, mas levando junto as comodidades de uma casa parece um sonho. Foi a partir dessa ideia que nasceu o projeto Outro Chão, apresentado recentemente ao público por meio das redes sociais da arquiteta Patrícia Pomerantzeff, o rosto da Doma Arquitetura. “Até agora, essa foi a reforma mais inusitada que já comandamos no escritório. Precisamos conciliar o trabalho de uma equipe de arquitetura civil com outra de mecânica e funilaria”, conta. O resultado foi visto de perto pelos curiosos que visitaram o chalé sobre rodas Outro Chão durante a DW! Semana de Design de SP, que se encerrou no último final de semana.
REFORMA ÔNIBUS PRONTO – MOTOR HOME
www.youtube.com
Apenas um par de poltronas – devidamente restauradas – permaneceu no lugar no velho Mercedes Benz O-364 depois da transformação, que foi detalhada em etapas no perfil de Instagram da Doma Arquitetura. Ao longo dos 27 m² do interior do veículo, agora cabem chapelaria, banheiro com chuveiro, estar, cama grande e um banco alto que, além de cobrir o motor funcional do ônibus, também é um mirante para a paisagem. Luminárias originais, janelas restauradas e a cadeira do motorista passaram por recuperação e adicionaram uma camada extra de charme retrô ao espaço. O projeto foi desenvolvido idealmente para quatro pessoas, mas acolhe confortavelmente um casal e mais três crianças.
A arquiteta Patrícia Pomerantzeff na cozinha sobre rodas.Foto: Divulgação
Piso aquecido, lençóis de 600 fios e cortinas de veludo garantem o aconchego da hospedagem.Foto: Divulgação
Parceira na aventura, a fotógrafa Mariana Orsi foi quem teve a ideia de transformar um antigo ônibus em chalé móvel. “Planejamos a transformação para que os hóspedes entrem no clima de uma road trip, mas com o conforto de uma estrutura fixa por perto”, conta a fotógrafa, que também é empresária. Apesar de ter autonomia para rodar pelas estradas, a ideia é que o Outro Chão receba os visitantes parado. O ônibus-chalé será uma atração extra da Pousada Pinho Bravo, em Camanducaia (MG), onde ficará estacionado. Um bosque no terreno vai prover as conexões de elétrica e hidráulica necessárias, além de um cenário idílico para quem quiser dormir em meio à Serra da Mantiqueira. E ele vai chegar até lá sobre suas próprias rodas.
A fotógrafa Mariana Orsi e a arquiteta Patricia, em frente ao ônibus-chalé. Foto: divulgação
Para vencer o frio da serra, o interior do chalé volante tem piso aquecido, lençóis com 600 fios e cortinas de veludo para cobrir as janelas. Do lado de fora, um deck de apoio com cobertura oferece mesa para refeições, lareira e paisagismo de Catê Poli. Um cooktop de indução dá apoio caso os hóspedes queiram aquecer um chá ou preparar pequenas refeições. Se a preguiça bater, basta caminhar um pouco para ter acesso à estrutura fixa da Pinho Bravo. Já há lista de espera para a visitação, que deve começar no fim de outubro de 2022. O valor da diária ainda não foi divugado ainda, mas interessados podem se inscrever diretamente no site do projeto para ficar por dentro das atualizações.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.