“Sabrina”: Tudo que você precisa saber antes de assistir à última temporada da série
Produção da Netflix chega ao fim após a nova leva de episódios, que estreia nesta quinta-feira.
A Netflix guardou para o último dia de 2020 uma das estreias mais esperadas do ano. A quarta — e última — temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina chega à plataforma de streaming nesta quinta-feira sob grande expectativa do público, que contestou o cancelamento da produção.
O Mundo Sombrio de Sabrina: Parte 4 | Trailer oficial | Netflix
www.youtube.com
Reunimos abaixo sete informações essenciais para acompanhar os oito novos episódios da série. Mas fique tranquilo! Avisaremos antes de dar qualquer spoiler sobre a nova temporada.
Remake sombrio não-tão-novo-assim
Remake sombrio não-tão-novo-assim
Diyah Pera/Netflix
Tias atrapalhadas, um gato-robô falante, romances e intrigas juvenis emolduravam a série Sabrina – Aprendiz de Feiticeira, que foi ao ar entre 1996 e 2003. A personagem simpática e alegre, no entanto, assumiu traços sinistros em O Mundo Sombrio de Sabrina, produção original da Netflix inspirada na bruxinha que estreou em 2018.
Antes, os problemas da protagonista eram triviais, como quando transformou, sem querer, sua rival em um abacaxi. Agora, no entanto, ela precisa decidir se declara ou não lealdade eterna ao tinhoso. Ela também usa os poderes para fazer justiça às amigas oprimidas pela sociedade patriarcal. A jovem não hesita em amaldiçoar colegas que fazem bullying com a amiga transgênero, ou o diretor da escola, quando ele bane livros escritos por mulheres da biblioteca.
O estilo de Sabrina
Kiernan Shipka interpreta Sabrina
Diyah Pera/Netflix
Greendale está envolta por uma atmosfera atemporal. Elementos aqui e ali, como computadores e iPhones, lembram o espectador que a série se passa nos dias atuais, não no século passado. Os looks da Sabrina de Kiernan Shipka não seriam diferentes. Ao longo das três temporadas, a bruxinha misturou peças modernas com sutis referências aos anos 1960 e 1970, homenageando personagens importantes da moda, como Jackie Kennedy.
O figurinista Angus Strathie, que venceu o Oscar pelo figurino de Moulin Rouge em 2002, foi também bastante fiel a Sabrina das HQs, replicando a faixa de cabelo preta e o casaco vermelho à la Chapeuzinho Vermelho que acompanha a personagem desde o primeiro episódio.
Nesta nova temporada, O Mundo Sombrio de Sabrina também prestará sua homenagem às calças de cintura baixa e t-shirts da versão de 1990. Em determinado episódio, tanto a protagonista, quanto suas tias Zelda e Hilda, recriaram o visual de Aprendiz de Feiticeira — talvez com a ajudinha de certas veteranas.
O elenco de “O Mundo Sombrio de Sabrina”
O Mundo Sombrio de Sabrina pregou a diversidade desde a escalação do elenco. Kiernan Shipka, que, quando criança, interpretava a adorável filha do protagonista Don Drapper em Mad Men, dá vida à nova Sabrina. A ela, se juntam rostos conhecidos, como Lucy Davis, a Dawn Tinsley de The Office, Miranda Otto, a Éowyn de Senhor dos Anéis, e o antigo galã do Disney Chanel, Ross Lynch. Confira abaixo o elenco completo da série:
- Kiernan Shipka é Sabrina Spellman
- Lucy Davis é Hilda Spellman
- Miranda Otto é Zelda Spellman
- Chance Perdomo é Ambrose Spellman
- Ross Lynch é Harvey Kinkle
- Jaz Sinclar é Roz Walker
- Lachlan Watson é Theo Putnam
- Tati Gabrielle é Prudence Blackwood
- Gavin Leatherwood é Nick Scratch
- Richard Coyle é Father Blackwood
- Michelle Gomez é Lilith
- Luke Cook é Lúcifer Morningstar
Archieverse e crossover com “Riverdale”
Archieverse e crossover com “Riverdale”
Reprodução
A não-tão-nova versão de Sabrina é inspirada no filão de quadrinhos da Archie Comics, mesma editora de Riverdale. A ideia era que as séries compartilhassem um universo comum, e os personagens pudessem passear entre uma série a outra, como acontece nas HQs (Na última edição publicada de Archie, inclusive, o personagem e Sabrina Spellman estão namorando).
Durante a terceira temporada da série, Sabrina visita a cidade de Riverdale com seu primo, Ambrose (Chance Perdomo) para desencavar a coroa de Herodes de uma árvore da família de Cheryl Blossom (Madelaine Petsch), mas não chega a trombar com nenhum personagem.
Com o cancelamento da série, os planos de um “Archieverso” foram, também, deixados de lado.
Cancelamento de Sabrina
A Netflix pegou os fãs desprevenidos ao anunciar o fim de O Mundo Sombrio de Sabrina após a quarta temporada. Muitos recorreram às redes sociais para tentar “salvar” a série — como aconteceu com Lúcifer, que ganhou algumas temporadas a mais após os espectadores espumarem no Twitter. Mas dessa vez não adiantou.
Tudo indica, no entanto, que o fim de Sabrina não foi fruto de desentendimentos nos bastidores ou possíveis questões de audiência. Em nota, o criador da série, Roberto Aguirre-Sacasa, afirmou que “contou a história que queria contar”, e agradeceu a Netflix, a Archie Comics, a Warner e a todo o elenco da produção por permitirem que ele a contasse de seu jeito.
Poucas produções originais da Netflix passam da quarta temporada, aliás. O sucesso Ozark, por exemplo, também terminou na quarta leva de episódios. O serviço de streaming é bastante fã de minisséries, como o sucesso recente O Gambito da Rainha.
A PARTIR DAQUI, O TEXTO TERÁ SPOILERS DA QUARTA TEMPORADA DE O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA
Duas Sabrinas e o paradoxo temporal
Sabrina Morningstar, Rainha do InfernoDiyah Pera/Netflix
No último episódio da terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina, a personagem cria um paradoxo temporal para que existam duas de si: uma para viver uma vida normal de adolescente em Greendale, outra para assumir o trono de Rainha do Inferno.
O trailer da quarta temporada entrega que o plano de Sabrina não foi tão brilhante assim, e ela precisará recorrer à sua outra metade para enfrentar os outros novos demônios que assombram a cidade.
Quem são os Terrores do Sobrenatural?
Vilões da temporada, os Terrores do Sobrenatural são oito seres que precedem a existência do Céu, da Terra e do Inferno. Cada um pauta um episódio da quarta temporada — uma saída um tanto quanto clichê, mas que resolve um dos grandes problemas da série segundo o público: o ritmo, por vezes muito acelerado, outras muito lento.
Letais tanto a Greendale quanto ao inferno, os Terrores do Sobrenatural são uma ameaça tanto à Sabrina da Terra e à do Inferno, e forjarão uma amizade entre as duas — ainda que elas sejam a mesma pessoa.
Confira imagens da quarta temporada de “O Mundo Sombrio de Sabrina”
Sabrina de Greendale e Sabrina Morningstar, Rainha do Inferno
Diyah Pera/ Netflix
Supresa! Beth Broderick e Caroline Rhea, as tia Zelda e Hilda da sitcom “Aprendiz de Feiticeira”, fazem uma participação especial na quarta temporada de “O Mundo Sombrio de Sabrina”
Diyah Pera/ Netflix
Richard Coyle como Father Blackwood
Diyah Pera/ Netflix
Sabrina (Kiernan Shipka) e Nick Scratch (Gavin Leatherwood)
Diyah Pera/ Netflix
Sabrina (Kiernan Shipka) e Harvey Kinkle (Ross Lynch)
Diyah Pera/ Netflix
Roz Walker (Jaz Sinclair), melhor amiga de Sabrina, e Harvey Kinkle (Ross Lynch)
Diyah Pera/ Netflix
Confira imagens da quarta temporada de “O Mundo Sombrio de Sabrina”
Diyah Pera/ Netflix