Desvende o enigma do bolo de cenoura fofinho

Esse clássico do café da tarde tem lá seus caprichos. Saiba o pulo do gato dessa receita básica e garanta a fofura do seu bolo.





Bolo de cenoura é daquelas receitas danadas: parece que é a coisa mais fácil do mundo, mas, na hora do vamos ver, fácil mesmo é o bolo dar errado. Day Bernardino, nossa maga das redes sociais, veio com esse problema e já apontou a solução: “pelo que entendi, você tem que pesar as cenouras”. Está certa ela: cenoura não é que nem lata de leite condensado, com tamanho padrão. Quando a lista de ingredientes pede duas cenouras médias, sabe-se lá se a sua interpretação de “média” é a mesma do autor da receita.

Subjetividades à parte, há outro cuidado crucial para o bolo de cenoura não embatumar: nada de bater a farinha no liquidificador, me ensinaram duas boleiras de mão cheia, Mira Ramalho e Nete Cruz, que conheci no curso de gastronomia básica do Senac. Ou seja: você deve triturar bem a cenoura no liquidificador, junto com os ovos e o óleo, e depois incorporar essa mistura aos ingredientes secos peneirados numa tigela, mexendo com um batedor de arame. Nete, a autora da receita a seguir, diz que se tudo for batido junto, a cenoura vai soltar muita água e deixar o bolo pesado. Além disso, bater a farinha no liquidificador também estimula a formação da famosa rede de glúten, que é muito desejável quando você está fazendo pão (por isso a massa tem que ser sovada com vontade), mas não quando o objetivo é um bolo fofinho.


Se você não tiver uma balança para pesar os 300 g de cenoura que essa receita pede, pode se basear em outros parâmetros. A medida corresponde a aproximadamente duas cenouras de uns 18 cm de comprimento, nem magrinhas, nem grossonas. Ou duas xícaras de cenouras descascadas e cortadas em pedaços médios. Se passar ou faltar um pouco, também não vai ser o fim do mundo: fiz uma receita considerando 300 g de cenouras pesadas inteiras (que renderam cerca de 260 g de cenoura limpa) e outra com 300 g de cenouras já descascadas (que dão 2 ½ xícaras), e ambas deram certo. Mas meu orgulho foi ter conseguido finalmente acertar o ponto da cobertura durinha de chocolate: a receita é de outra superboleira, a Camila Dutra, do Feito com Amor, com medidas adaptadas para o tamanho desse bolo.

Dito isso, lembre-se: o primeiro passo de qualquer receita de bolo é ligar o forno para que ele preaqueça bem. Resista à tentação de abrir a porta para dar aquela espiadinha antes da hora e não se esqueça do cafezinho para acompanhar essa delicinha da vida.

pedacos de bolo de cenoura vistos de cima

Foto Patricia Oyama

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.