Tie-dye: a história da estampa que voltou com tudo (e que você pode fazer em casa!)

Fortemente ligado à contracultura e excelente opção de customização, o tie-dye nem sempre foi abraçado pelas passarelas e vitrines, mas neste período de isolamento está por todos os lados. Saiba mais sobre sua origem, descubra a história e a relação dessa estampa com a moda e, claro, aprenda dicas de DIY.





Se você segue conteúdo de moda, é praticamente impossível ter passado o último mês sem se deparar com nenhuma peça que utilize a técnica do
tie-dye no feed do Instagram. Em tempos de pandemia e da força atual do “faça você mesmo”, a estampa que é marca do movimento hippie dos anos 1960 e 1970 retorna mais uma vez aos guarda-roupas – agora, de forma mais massiva do que nunca.

Para se ter uma ideia, no Pinterest, que é uma das principais plataformas de inspiração quando as pessoas querem aprender ou fazer coisas em casa, as buscas por vídeos com técnicas de tie-dye dobraram. A busca por “bleach tie dye” aumentou 13 vezes, a de ‘”ice tie dye”, 4,5 vezes, e a de ‘reverse tie dye patterns’, 9,6 vezes. E se de tanto ver por aí, bateu a curiosidade de saber um pouco mais sobre o estilo, saiba que ele tem uma longa história e é muito fácil de ser feito em casa.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes.