Customização de roupas: os principais tipos e dicas para fazer em casa
Dar um novo significado a peças que você não usa mais estilizando do seu jeito pode ser um ótimo exercício fashion. Especialistas compartilham dicas para se jogar no bordado, na pintura, nas aplicações e no que mais quiser.
Uma roupa que só você tem. Esse é um dos efeitos imediatos de customizar uma peça. Já é algo bem legal, certo? Mas a lista de pontos positivos pode ser bem maior. Dá para incluir ainda: empregar um pouco da sua personalidade ao item; renovar algo que costumava usar muito, mas agora não sai do fundo do armário; dar um toque de modernidade a um acessório vintage que parece datado demais… O objetivo quem decide é você – e a técnica a ser usada também.
“Tudo depende do resultado desejado”, conta a figurinista e stylist Roberta Zola. É preciso vislumbrar aonde quer chegar antes de sair alterando tudo de qualquer jeito. Quer só incluir um detalhe divertido? Ou pretende transformar a cor? Passe alguns minutinhos admirando a peça, se sentir necessidade, procure referências para encontrar um norte e, aí sim, parta para a próxima etapa: a aquisição de materiais. “Raramente você tem em casa tudo o que precisa para customizar da maneira como imaginou”, pontua a especialista.
Quando for partir para a ação, vá de peito aberto, aconselha a artista multidisciplinar Bruna Romero. “É importante não se afobar durante o processo. No meio do caminho, pode parecer que vai ficar estranho, mas o importante é o resultado final, que só dá para ver ao concluir todas as etapas”, destaca. Outra dica é não se apegar muito às inspirações, afinal, cada um tem seu jeito, seu traço, e nenhum trabalho manual vai ficar exatamente igual ao outro, mesmo que seja executado pela mesma pessoa – e é justamente essa a magia de tudo.
A estilista Bianca Poppi percebeu isso quando começou a bordar as roupas do seu brechó. Antes, os itens vintage de linho e alfaiataria que garimpava tinham pouca saída, mas foi só escrever pequenas frases à mão que as vendas aumentaram. E lá se vão sete anos de negócios. “Com a customização, a roupa comunica algo a mais. Quem procura esse tipo de trabalho tem apreço pelo manual, porque garante exclusividade”, comenta.
A seguir, as especialistas explicam alguns dos principais métodos de customização e falam mais sobre seus trabalhos para inspirar quem quer embarcar junto nessa, renovando roupas e acessórios com pequenas ou grandiosas transformações.