O retorno das calças legging para além do look esportivo
Em um misto de nostalgia dos anos 2000 e busca continua por conforto, a peça volta a circular e com direito a versões de luxo.

Conforto se tornou a palavra de ordem da moda há algum tempo. Ao longo da pandemia, a ideia ganhou ainda mais força e parece que tem tudo para seguir assim por mais um bom tempo. Uma prova disso é a volta das calças legging como uma das principais tendências da temporada. “É uma peça que traz muita versatilidade para quem é multitarefa. Dá para colocar um blazer para trabalhar, seja em casa ou no escritório, um moletom para buscar o filho na escola se quiser uma pegada mais despojada”, comenta Carla Catap Strauss, sócia-fundadora da consultoria Assinatura de Estilo.
O fato de estarmos vivendo um revival de várias tendências que eram hit nos anos 2000 conta bastante, aponta a especialista. Como esquecer da febre das leggings por debaixo de saias e vestidos naquela época? A Chanel resgatou essa combinação em seu desfile pre-fall 2021. Gucci, Fendi, MM6 Maison Margiela e Ermanno Scervino também fizeram composições interessantes – e elegantérrimas – com a peça em apresentações recentes.
Diferentemente das meias-calças, que podem até passar batida dependendo do contexto, as leggings trazem sempre uma informação ao visual, marcam presença. “Elas também estão disponíveis em mais tecidos, cores e estampas. Além de serem consideradas mais confortáveis por muita gente”, destaca Carla.
Porém, é uma roupa que performa muito bem sozinha, como parte debaixo, sem nada cobrindo o bumbum. “O que acaba atendendo quem não estava se encontrando nas calças mais larguinhas que dominaram os últimos meses”, avalia. A seguir, a consultora de moda apresenta algumas maneiras interessantes de incorporar essa roupa na sua rotina.